sábado, 24 de julho de 2010

Mística

Não é fácil encaixar as palavras para falar da mística. Porque no fundo nela o que vale é o sentimento, por isto não se expressa tão voluntariamente por uma descrição racional.

Mas vale uma tentativa, primeiro, para depois utilizar de um instrumento mais eficaz: uma motagem de fotografias e uma bela música.

A mística aqui tratada são representações simbólicas que ativam reflexões a partir da sensibilização. Ativa paixões, ódio de classe, autoreconhecimento, solidariedade, sonhos, protagonismo etc.

Para isto, a arte engajada é um instrumento poderoso. O teatro, a música, fotografias, vídeos...

Diferentes movimentos e organizações sociais têm utilizado a mística como parte da política de formação e ou da sua estrutura organizativa.

(um pouco mais de teoria - estudo sobre a mística do MST)

Agora, mais fácil para explicar e entender é usar um belo exemplo: feito por Andressa Carvalho com fotografias na bela música de Milton Nascimento: "Coração Civil" (clique na fotogafia).


A própria letra de Milton, já nos coloca várias reflexões que as imagens, e no caso, para mim já é o suficiente para me colocar em prantos e relembrar os motivos de estar a meia noite, fazendo este site: o sonho por uma outra sociedade!

Coração Civil

Milton Nascimento

Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant

Quero a utopia, quero tudo e mais

Quero a felicidade nos olhos de um pai

Quero a alegria muita gente feliz

Quero que a justiça reine em meu país

Quero a liberdade, quero o vinho e o pão

Quero ser amizade, quero amor, prazer

Quero nossa cidade sempre ensolarada

Os meninos e o povo no poder, eu quero ver

São José da Costa Rica, coração civil

Me inspire no meu sonho de amor Brasil

Se o poeta é o que sonha o que vai ser real

Bom sonhar coisas boas que o homem faz

E esperar pelos frutos no quintal

Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder ?

Viva a preguiça viva a malícia que só a gente é que sabe ter

Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida

Eu viver bem melhor

Doido pra ver o meu sonho teimoso,um dia se realizar

http://www.youtube.com/watch?v=ojawH3Jyhwc

Nenhum comentário:

Postar um comentário