quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Oficinas / Empírica

Estou indicando como um pacote instrumental para organização de oficinas a revista Empírica publicada pela ITCP / Unicamp, porque apresenta um bom conjunto de oficinas que podem ser utilizadas em diferentes atividades educativas. Abaixo uma apresentação da própria revista.

Clique no logotipo da Empírica para acessar a revista:

A Empírica é um projeto que se iniciou com uma publicação impressa que sistematiza atividades de incubação da ITCP/UNICAMP desenvolvidas entre os anos de 2005 e 2007 e transformou-se no projeto de um web site que agrega todas as oficinas disponíveis naversão impressa mais novas oficinas postadas constantemente., O lançamento do site deu-se 2009. Pretende-se assim, consolidar um referencial teórico e prático construído cotidianamente pelos formadores e formadoras, trabalhadores e trabalhadoras. Esse projeto cumpre o papel de transformar a prática da incubadora em material de estudo para que esse sirva, novamente, de subsídio para a intervenção na realidade. Por isso, partimos do entendimento de que a extensão deve ser refletida e não só praticada. As investigações empíricas devem ser aprofundadas em forma de texto; as ações devem ser planejadas, avaliadas e transformadas, também, em método de trabalho.

E é desta idéia que surge o nome deste projeto. As palavras “empírico” ou “empirismo” carregam fortes marcas históricas da tradição filosófica e científica e, atualmente, assumem até mesmo um sentido pejorativo. No entanto, ousamos ressignificar, provocar e mudar seu gênero. A Empírica enfatiza uma parte do trabalho da ITCP/UNICAMP que se inspira na prática educativa e cotidiana junto aos EES (Empreendimentos Econômicos Solidários), mas traz à tona também outra “perna” do tripé da universidade: a pesquisa. Assim, Empírica reflete a prática, a experiência, a investigação e a ação na relação entre universidade e sociedade que pensadas, analisadas e recriadas, tornam-se uma forma de conhecimento.

Para a elaboração destas oficinas, buscamos relatos de incubação de diversos(as) formadores(as) que trabalharam na ITCP/UNICAMP. Estes textos descritivos são como diários de campo e cumpriram o papel de registrar uma memória educativa dos(as) formadores(as) e trabalhadores(as) transformando-se, agora, em metodologia de trabalho. Em suma, a Empírica consiste em uma coletânea de oficinas e atividades realizadas na prática de incubação da ITCP/UNICAMP.

Cabe ressaltar que muitas destas atividades foram planejadas e pensadas a partir de referências já existentes, utilizando-se de práticas já conhecidas e divulgadas por meio de aulas, oficinas e bibliografia. Por isso, a Empírica também cumpre o papel de multiplicar instrumentos de educação já conhecidos, mas refletidos, reelaborados e adaptados para o contexto dos Empreendimentos Econômicos Solidários. Por esse motivo, recomendamos algumas leituras e filmes , fonte de muitas reflexões que, direta ou indiretamente, aparecem neste projeto.

É importante enfatizar que as atividades aqui descritas foram elaboradas a partir da idéia de que a Economia Solidária se fundamenta na autogestão, tanto de formadores e formadoras quanto de trabalhadores e trabalhadoras. Esse princípio e forma de organização perpassam todas as áreas, como gestão, produção e comunicação, e todos os momentos da incubação (diagnóstico, planejamento, execução e avaliação). Portanto, é fundamental que estas atividades contribuam para romper a lógica da educação convencional, pautada pela centralização da fala, do conhecimento e do poder. São estratégias práticas que buscam favorecer a expressão e a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras de maneira coletiva e autogerida.

Apesar de o CadernoEmpírica ser especialmente voltado à realização de atividades em Empreendimentos Econômico Solidários, também o recomendamos para outros espaços educativos. Acreditamos que a organização de instrumentos que auxiliem no processo de educação popular é de fundamental importância, pois educação é muito mais que transmissão de conhecimentos: é diálogo - como diria Paulo Freire -, é comunicação, é troca de saberes, é contato corporal, é sensibilização, é praticar um jogo, uma brincadeira, uma encenação, um texto coletivo, é fazer uma abstração por meio do concreto. Buscamos, pois, com o Empírica oferecer elementos que propiciam outras formas de abordagem e integração junto aos empreendimentos populares.


O material disponível é resultado de projetos realizados com apoio do PRONINC/FINEP, RTS/FINEP e CNPq. A versão impressada Empírica só foi possível devido ao apoio do MEC/SESu - PROEXT 2007.


site: http://www.itcp.unicamp.br/empirica

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